Com o objetivo de aprimorar a gestão de pessoas no âmbito da Administração Pública Federal, a Secretaria de Gestão Pública (SEGEP) do Ministério do Planejamento está desenvolvendo o projeto Planejamento Estratégico da Força de Trabalho, que visa construir uma proposta de composição e recomposição da mão de obra em curto, médio e longo prazo.
A elaboração dessa proposta leva em consideração necessidades presentes e futuras da força de trabalho (com seus vínculos permanentes ou temporários), necessidades sociais, prioridades de governo, políticas públicas e programas de desenvolvimento nacional, papéis das organizações públicas, modelos de gestão, processos de trabalho, perfis profissionais requeridos por cada posto e eventuais reduções de quadro previstas para os próximos anos com a aposentadoria de servidores.
Como uma das formas de subsidiar esse plano, será realizada uma pesquisa salarial internacional comparando perfis e cargos do serviço público federal brasileiro com seus similares em diferentes países da União Europeia. Espera-se, assim, atender às necessidades do governo federal nas próximas décadas, adequando sua política salarial às realidades nacional e global.
Founded UE. © Diálogos