Nas últimas décadas, a administração pública vem passando por processos de reforma, a fim de se ajustar às mudanças econômicas, políticas e sociais. Para atender às novas exigências impostas ao setor público, o governo passou a fomentar práticas inovadoras para a melhoria da gestão e da prestação de serviços, além de intensificar a interação com a sociedade. Porém, as medidas inovadoras estão surgindo de forma descoordenada. O grande desafio, portanto, é transformar a inovação em uma abordagem consciente, deliberada e sistemática, compartilhando metodologias e utilizando efetivamente as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação.
Neste sentido, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) tem implementado projetos que estimulem a inovação de forma estruturada e sistemática na administração pública. A cooperação Brasil-Europa sobre essa questão começou com a ação “Intercâmbio Brasil-União Europeia: Promoção da Inovação Governamental e Estruturação do Laboratório de Inovação no Governo Federal”, também no âmbito da 8ª Convocatória do Projeto Diálogos Setoriais. A iniciativa colaborou com a realização da “1ª Semana de Inovação do Setor Público”, em dezembro de 2015, em Brasília; apoiou a inauguração do Laboratório de Inovação em Governo (G.Nova), em agosto deste ano, na Escola Nacional da Administração Pública (Enap); e auxiliou na criação da Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov) no Governo Federal.
Intensificando a colaboração entre Brasil e União Europeia nesse campo, esta ação contribuiu para o fortalecimento, a integração e a consolidação da Rede de Inovação no Setor Público. Um perito externo foi contratado para mapear experiências, normas e procedimentos de países-membros da União Europeia voltados para a promoção da inovação e modernização do setor público. Também foi contratado um perito nacional para apresentar um relatório sobre importantes experiências em plataformas de compartilhamento direcionadas à inovação e uma proposta para o gerenciamento de uma plataforma de inovação no setor público federal brasileiro. A ação propiciou ainda a realização da “2ª Semana de Inovação do Setor Público” e de uma missão à Europa.
Founded UE. © Diálogos