2016-04-01
terr0001-terr0002-marco-missao1.png
O Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil promoveu, em março, uma missão conjunta à Europa relacionada ao tema transporte terrestre. No âmbito da ação Troca de Experiências para Regulação do Setor de Transporte Ferroviário, participaram do compromisso os Especialistas em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Carlos Fernando do Nascimento, Ex-Diretor; Nara Kohlsdorf, Gerente de Melhoria e Qualidade Regulatória; Carlos Eduardo Veras Neves; Assessor do Diretor Geral; Murshed Menezes Ali, Assessor da Superintendência de Governança Regulatória; Gilson Gonçalves de Matos; e Larissa Wendling.
Representando a ação Corredores Logísticos Multimodais, integraram a delegação os Especialistas em Regulação da ANTT: Tito Livio Pereira Queiróz e Silva, Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas; Yoshihiro Lima Nemoto, Coordenador Executivo; Iana Araújo Rodrigues; e Thiago Martorelly Quirino de Aragão; e também os Especialistas em Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ): Fernando José Pádua Costa Fonseca, Diretor Geral Substituto; e Ana Paula Harumi Higa, Assessora de Relações Internacionais.
Parte da programação foi desenvolvida conjuntamente pelos membros das duas ações. Em Bruxelas, Bélgica, a comitiva brasileira participou de várias reuniões com parceiros-chave no campo de transporte ferroviário e multimodal, sendo que o primeiro grupo priorizou a troca de experiências relacionadas às questões de governança da regulação, como a execução da Análise de Impacto Regulatório (AIR) e a estruturação financeira dos projetos de infraestrutura subsidiados pelo TEN-T (Trans-European Transport Network), sistema de corredores logísticos multimodais da Europa.
A delegação também realizou visitas técnicas a importantes trechos do corredor logístico Rhine-Alpine localizados nas proximidades da capital holandesa, Amsterdã, e das cidades alemãs de Duisburgo e Frankfurt, e se reuniu com dirigentes e especialistas de empresas públicas responsáveis por essas partes do mencionado corredor. A equipe da área de transporte multimodal visitou ainda os portos de Amsterdã e Duisburgo – o maior porto interno do continente europeu, fazendo parte do corredor do rio Reno – e a sede da DB Cargo, um dos mais relevantes operadores logísticos do corredor de carga ferroviária Rhine-Alpine.
O encerramento das atividades ocorreu em Bruxelas. Na ocasião, os representantes da ANTT apresentaram o plano SAFRA 2016 e as bases do projeto piloto do corredor logístico que se pretende implantar no norte do Brasil. Responsável pelas duas ações que tratam de transportes terrestres no domínio do Projeto Diálogos Setoriais, Yoshihiro Nemoto, garante que a missão foi bem sucedida em seus objetivos. “Tivemos a oportunidade de conversar diretamente com parceiros-chave do transporte europeu e pudemos entender como se deu a construção do corredor do Reno e de que modo as dificuldades foram superadas. Além dos encontros técnicos, também foi possível discutir aspectos da estruturação financeira dos projetos de investimento, que hoje são essenciais para a promoção de alternativas semelhantes para o caso brasileiro”, revelou.
23/10/2020
Estudo aborda desafios regulatórios e de governança para descarbonizar e digitalizar o setor de energia
16/10/2020
Comunicado à imprensa conjunto – 8º Diálogo Político de Alto Nível União Europeia-Brasil sobre a Dimensão Ambiental do Desenvolvimento Sustentável, em 16 de outubro de 2020
03/08/2020
Webinário destaca importância da proteção de dados na pandemia de COVID-19
22/05/2020
União Europeia e Brasil decidem cooperar em projetos de combate à COVID-19
© 2017- Diálogos Financiada pela UE.