2016-06-14
terr0001-maio-evento-bsb3-rsb1551.png
Um grupo europeu de especialistas em transporte ferroviário esteve em Brasília, em maio, para palestrar no workshop "Intercâmbio de Conhecimento Ferroviário Brasil-União Europeia" e participar de reuniões técnicas com representantes de instituições públicas e privadas da área. A missão foi promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no âmbito do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, iniciativa conduzida pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
Participaram da mesa de abertura do workshop: o Chefe do Setor de Sociedade da Informação da Delbra, Conselheiro Augusto de Albuquerque; a Diretora Nacional Substituta do Projeto Diálogos Setoriais, Giovana Veloso; o Diretor da ANTT Marcelo Vinaud; o Diretor de Engenharia da VALEC, Mário Mondolfo; o Superintendente Executivo da ANTT, Aloísio Carvalho; e o Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Alexandre Porto.
O evento teve como objetivo a abordagem de assuntos sensíveis ao modal ferroviário sob a perspectiva europeia. Os temas contemplados foram Competição para a melhoria do serviço ao usuário, O papel do regulador do mercado, Cultura da segurança para prevenção de acidentes e Investigação de acidentes ferroviários, os quais foram tratados, respectivamente, por Klaus Uhl, da MC Mobility Consultants GmbH; Coen Timmerman, da Authority for Consumer & Markets; e Richard Lockett e Peter Mihm, da European Railway Agency.
Segundo o Coordenador Executivo da ANTT, Yoshihiro Nemoto, todos esses pontos estão inseridos nas áreas de competência da ANTT e contribuem para uma percepção global da atuação ferroviária. “Além do alto nível das exposições e do debate, podemos considerar o workshop uma experiência exitosa pela quantidade de participantes. Tivemos um grande número de inscrições e de comparecimento às mesas de discussão, tanto de servidores da ANTT quanto de técnicos de outros órgãos da área de transportes”, informou.
Outras atividades
Além do workshop, foram realizadas três importantes reuniões restritas: com o próprio corpo técnico da ANTT, na qual foram analisadas questões específicas sobre o assunto; com representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Empresa de Planejamento e Logística (EPL); e com representantes de instituições da iniciativa privada, necessárias para a execução dos projetos desenvolvidos pelo setor público.
Para Yoshihiro Nemoto, a missão propiciou um importante intercâmbio de conhecimentos entre as instituições parceiras da Europa e do Brasil. “A vinda de especialistas europeus à ANTT permitiu a troca de experiências com profissionais que lidam diretamente com as questões do transporte ferroviário na União Europeia. A organização do evento, com reuniões fechadas e o workshop aberto ao público externo, possibilitou que a missão fosse otimizada, com aprofundamento técnico”, ressaltou.
23/10/2020
Estudo aborda desafios regulatórios e de governança para descarbonizar e digitalizar o setor de energia
16/10/2020
Comunicado à imprensa conjunto – 8º Diálogo Político de Alto Nível União Europeia-Brasil sobre a Dimensão Ambiental do Desenvolvimento Sustentável, em 16 de outubro de 2020
03/08/2020
Webinário destaca importância da proteção de dados na pandemia de COVID-19
22/05/2020
União Europeia e Brasil decidem cooperar em projetos de combate à COVID-19
© 2017- Diálogos Financiada pela UE.